O Seminário Teológico Santo André – SETESA foi instituído em 1936, pelo I Congresso Católico Livre, juntamente com a conquista da autonomia da Igreja Católica Livre. Primeiro foi organizado o Campus São Paulo para se dedicar a formação do clero, tendo à frente Dom Salomão Ferraz, sendo adotado um regime de pedagogias ativas, com professores tutores para a elaboração do conhecimento e clérigos preceptores para as práticas litúrgicas e pastorais.

O primeiro curso ministrado foi de Formação Ministerial Cristã. Algumas denominações religiosas não aprovavam muito a forma pedagógica adotada, por não incluir o internato tradicional.

Em 1953 foi criado o Campus Rio de Janeiro, mantido pela Diocese do Rio de Janeiro, tendo à frente Dom Manoel Ceia Laranjeira, sendo adotado o mesmo regime pedagógico. O Campus Rio de Janeiro manteve o curso de Formação Ministerial Cristã, depois foi montado os cursos de Bacharelado em Filosofia, Teologia e Doutorado em Ciências da Religião.

A continuidade desse perfil não se manteve, pois com a união parcial com a Igreja de Roma, houve uma desagregação estrutural, que inviabilizou a sua manutenção. Esteve inativo por algum tempo, mas agora retoma suas atividades, usando tecnologias mais atuais, valendo-se da internet, das tutorias regionais e das preceptorias locais.

Se tem interesse de fazer formação em Ministério Cristão, seguindo o perfil do Catolicismo Evangélico Salomonita, entre em contato: eclesiano@gmail.com

Seminário Teológico Santo André – SETESA